Ludwig Wittgenstein


Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889Cambridge, 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco considerado um dos maiores do século XX, tendo contribuído com diversas inovações nos campos da lógica, filosofia da linguagem,epistemologia, dentre outros. A maior parte de seus escritos foi publicada postumamente, mas seu primeiro livro foi publicado em vida: Tractatus Logico-Philosophicus, em 1921. Os primeiros trabalhos de Wittgenstein foram marcados pelas ideias de Arthur Schopenhauer, assim como pelos novos sistemas de lógica idealizados por Bertrand Russel e Gottlob Frege. Quando o Tractatus foi publicado, influenciou profundamente oCírculo de Viena e seu positivismo lógico (ou empirismo lógico).

Wittgenstein planejava com o Tractatus resolver de vez os problemas da filosofia. Acreditando ter cumprido seu objetivo e - profundamente influenciado pelas idéias cristãs de Leon Tolstoi, as quais Wittgenstein conhecera durante a 1ª Guerra Mundial - abandonou sua vida acadêmica propriamente dita, trabalhando como professor primário em vilas pobres da Áustria e como jardineiro em um mosteiro, além de arquitetar, junto com Paul Engelmann, a planta de uma casa em Viena para uma de suas irmãs. Entretanto, em 1929, ele retorna à Cambridge, conquistando seu doutoramento e passando a se dedicar a uma continuação do Tractatus - que Wittgenstein percebera não ter resolvido de vez os problemas da filosofia -, preparando o que chamou de anti-filosofia, tentando novamente resolver de vez os problemas da filosofia, e escrevendo as Investigações Filosóficas, que tiveram publicação póstuma, em 1953. Apesar de muitos dividirem o pensamento de Wittgenstein entre o "Wittgenstein Primeiro", do Tractatus, e o "Novo Wittgenstein", das Investigações Filosóficas, não há um consenso a respeito entre os pesquisadores de sua obra.

Tanto seus primeiros trabalhos quanto os posteriores foram profundamente influenciados pela filosofia analítica. Antigos estudantes e colegas que adotaram as concepções de Wittgenstein incluem Gilbert Ryle, Friedrich Waismann, Norman Malcom, G. E. M. Anscombe, Rush Rhees,Georg Henrik von Wright e Peter Geach. Filósofos contemporâneos profundamente influenciados por ele incluem Michael Dummett, Peter Hacker, Stanley Cavell, Cora Diamond e James F. Conant. Os últimos três são normalmente associados ao que comumente chamam de "Novo Wittgenstein".

Filho de Karl e Leopoldine Wittgenstein, era o mais novo de oito filhos, nascendo em uma das famílias mais ricas do Império Austro-Húngaro. Os seus avós, Hermann Christian e Fanny Wittgenstein eram de família judaica, mas se converteram ao Protestantismo, depois que se mudaram da Saxônia para Viena no início da segunda metade do século XIX, inseriram-se no ambiente protestante de Viena. O pai de Ludwig, Karl Wittgenstein, tornou-se um industrial proeminente, fazendo fortuna com ferro e aço. A mãe de Ludwig, Leopoldine, também era de ascendência judia pelo lado paterno da família, mas foi educada segundo práticas da Igreja Católica. Ludwig, assim como todos seus irmãos e irmãs, foi batizado como um católico, e recebeu dos amigos um enterro católico quando morreu.

Juventude

Ludwig cresceu em um ambiente doméstico que proporcionava uma vida artística e intelectual bastante intensa. Seus pais eram ambos bastante interessados em música, e todos os seus filhos eram dotados artisticamente e intelectualmente. Karl Wittgenstein fora inclusive um grande "mecenas" e patrono das artes, e diversos artistas e eruditos frequentavam a sua residência — principalmente músicos. A família era constantemente visitada por artistas de renome como Johannes Brahms e Gustav Mahler. Um dos irmãos de Ludwig, Paul Wittgenstein, tornou-se um habilidoso pianista de renome internacional, mesmo após perder a mão direita na 1ª Guerra Mundial. Apesar de Ludwig não ter demonstrado nenhum talento musical, sua devoção e gosto à música permaneceram importantes durante toda sua vida — e ele fazia frequentemente metáforas e exemplos relacionados à música em seus escritos filosóficos. Outra característica - um tanto quanto negativa - da família era a tendência à intensa auto-crítica e pessimismo, chegando ao ponto da depressão e mesmo de tendências suicidas. Três de seus quatro irmãos cometeram suicídio.

Até 1903, Ludwig foi educado em casa; após este período, estudou por três anos na Realschule em Linz, uma escola que dava ênfase a disciplinas técnicas. Adolf Hitler foi um estudante desta escola no mesmo período, e os dois, com 14 e 15 anos respectivamente, podem ser vistos em uma fotografia escolar, juntos com outros 40 estudantes. Ludwig se interessava por Física e queria estudar com Ludwig Boltzmann, cuja coleção de escritos populares foram publicados na época (1905). Boltzmann, contudo, cometeu suicídio em 1906.

Em 1906, Wittgenstein inicia seus estudos de Engenharia Mecânica em Berlim, e em 1908ingressa na Universidade de Manchester para iniciar seu Doutoramento em Engenharia, estando repleto de planos e idéias relacionadas à engenharia aeronáutica. Ele se registrou como um estudante pesquisador em um laboratório de engenharia, onde conduziu pesquisas a respeito do comportamento de pipas na atmosfera terrestre, e trabalhou no design de um motor a jato. Durante sua pesquisa em Manchester, tornou-se interessado nos fundamentos da matemática, particularmente depois de ler Princípios da Matemática de Bertrand Russell e Grundgesetze, deGottlob Frege. No verão de 1911, Wittgenstein visitou Frege, depois de ter se correspondido com ele por algum tempo, e Frege recomendou que ele fosse à Universidade de Cambridge estudar com Russell.

Em Outubro de 1911, Wittgenstein chegou - sem ser anunciado - às classes de Russel noTrinity College, e em pouco tempo estava tendo leituras e discussões filosóficas de grande complexidade com ele. Ele causou uma forte impressão em Russell e em G. E. Moore, e começou a trabalhar nas fundações da lógica e da lógica matemática. Russell estava gradativamente mais fatigado com a filosofia, e via em Wittgenstein um sucessor que daria continuidade a seu trabalho. Durante este período, outros interesses de Wittgenstein foram música e viagens, normalmente na companhia de David Pinsent, um estudante que tornou-se seu amigo íntimo.

Em 1913, seu pai morre e Wittgenstein herda uma grande fortuna. Contudo, em pouco tempo Wittgenstein desfaz-se dela, doando - inicialmente de forma anônima - boa parte dela para artistas e escritores austríacos, incluindo Rainer Maria Rilke e Georg Trakl. Em 1914Wittgenstein viajou para visitar Trakl, pois este demonstrara a tempos a vontade de conhecer seu benfeitor, mas Trakl se suicidara dias antes da chegada dele.

Apesar de estar extremamente concentrado em seus estudos em Cambridge e nas conversas com Russell, Wittgenstein sentia que não podia chegar à raiz das questões fundamentais que buscava, enquanto estivesse cercado por outros acadêmicos. Em 1913, partiu para filosofar solitário em uma cabana remota em Skjolden, Noruega, que era de difícil acesso. O isolamento proporcionou a ele devoção completa a seu trabalho, e posteriormente ele veria este período como o mais produtivo de sua vida. Enquanto estava lá, ele escreveu uma obra inovadora no campo dos fundamentos da lógica, um livro intitulado Logik, que foi o antecessor imediato do Tractatus Logico-Philosophicus.

A eclosão da Primeira Guerra Mundial no ano seguinte tomou-o de surpresa, visto que no período ele vivia uma vida isolada. Wittgenstein alistou-se como voluntário no exército austro-húngaro, primeiro servindo em um navio e depois na artilharia. Em 1916, foi enviado como membro de um regimento howitzer no fronterusso, onde ele ganhou uma grande quantidade de medalhas de honra, por bravura em combate. Durante a guerra, Wittgenstein manteve anotações de cunho filosófico e religioso, além de anotações pessoais. Estes cadernos de anotações mostram uma mudança profunda em sua vida religiosa: um militante ateísta durante sua estadia em Cambridge, Wittgenstein descobrira o pensamento de Leon Tolstoi, ao adquirir um de seus livros em uma livraria na Galícia (Europa Central). Ele absorvera as idéias de Tolstoi, e carregara o livro por todos os lugares, recomendando-o para todos (ao ponto que ele passou a ser conhecido pelos outros soldados como "o homem com os evangelhos").

Wittgenstein passa a considerar seu trabalho sobre a lógica com um significado ético e religioso. Com esta nova preocupação ética, combinada com seu interesse inicial em análise lógica, e com pensamentos chave desenvolvidos durante a guerra, os esforços de Wittgenstein em Cambridge e em sua cabana na Noruega transfiguraram-se no material do que eventualmente viria a ser o Tractatus. Em1918, já no fim da guerra, Wittgenstein foi promovido a tenente e enviado ao norte da Itália como parte de um regimento de artilharia. No verão de 1918, Wittgenstein recebe uma carta da mãe de David Pinsent, avisando-o que seu filho havia morrido em um acidente de avião. O choque causado pela notícia faz crescer o pessimismo e tendência suicida que Wittgenstein, assim como muitos de sua família, carrega em si. Decide então passar um tempo com o tio Paul - que acaba falecendo em pouco tempo -, e finaliza o Tractatus, o qual foi dedicado ao seu amigo Pinsent. Em uma carta para a sra. Pinsent, Wittgenstein disse que este fora "seu único verdadeiro amigo". O livro foi enviado aos editores, mas não foi aceito para publicação.

Em Outubro, Wittgenstein retornou à Itália e foi capturado pelos italianos. Através de seus conhecidos em Cambridge (Russell, Keynes e Pinsent corresponderam-se com ele durante a guerra, através da Suíça), Wittgenstein conseguiu ter acesso à livros, preparou seus manuscritos, e os enviou-os de volta à Inglaterra. Russell reconheceu-os como uma obra de importância filosófica suprema, e depois que Wittgenstein foi libertado em 1919, trabalhou com ele para que o livro fosse publicado. Uma tradução para a língua inglesa foi preparada, primeiro por Frank P. Ramsey e depois por C. K. Ogden, com a participação de Wittgenstein. Após algumas discussões acerca de qual seria a melhor tradução para o título, G. E. Moore sugeriu que Tractatus Logico-Philosophicus seria uma alusão ao Tractatus Theologico-Politicusde Spinoza. Russell escreveu uma introdução, trazendo ao livro a sua já conhecida reputação de um dos filósofos mais respeitados do mundo.

Entretanto, dificuldades mantiveram-se. Wittgenstein tornou-se um pouco desafeto a Rusell, a começar pela introdução feita por este para oTractatus, da qual Wittgenstein não gostou, alegando que ele não entendera conceitos fundamentais da obra. Wittgenstein começou a ficar cada vez mais frustrado, já que editores interessados não surgiam. Para piorar, os editores que "estavam" interessados provaram-se interessados apenas pela introdução de Russell. Por fim, Wittgenstein acabara encontrando um editor interessado na revista Annalen der Naturphilosophie, que publicou uma edição alemã em 1921, e em Routledge Kegan Paul, que publicou uma edição bilíngue com a introdução de Russell e a tradução de Ramsey-Ogden em 1922.